Vagos Open Air 209

Não tenho muito a dizer sobre o festival em si, resumo-o em BRUTAL, destacando cynic que não conhecia e revelou-se um agradável surpresa. Confesso que os contratempos e as mudanças bruscas de ritmo e som custam a encaixar, mas aqueles 4 MÚSICOS (na verdadeira e real acepção da palavra) foram muito bons. Epica também merece uma palavrinha pelo som que conseguiram tirar, pela cadência e ritmo que impuseram. Por fim saliento dark tranquility e amon amarth que me fizeram ver que afinal eu gosto de death metal e não sabia! xD

Quem penso que ganhou com tudo isto foi o metal e os metaleiros. Que grande lição se deu para as gentes que por via da sua educação ou por simples ignorância ainda tinham para si que os metaleiros são gajos que se vestem de preto, que berram, ouvem musica (perdão, barulho) cujo o principal hobbie e partir coisas e vandalizar cenas.

Que se vestem de preto, vestem; e de que maneira! Mas essa é uma das melhores coisas de se ser metaleiro. Não se dá qualquer importância aos juízos de valor infundados (eu não considero o que se veste um argumento suficiente) e curtem muito. E eles próprios não julgam ninguém pela forma como se veste, pelo seu penteado ou maneira de curtir o concerto. Lá, são todos iguais, se se está lá é para curtir e mais nada!

Que berram, berram. Fazem barulho? Muito! Mas na hora de se dirigirem a alguém fazem-no com humildade e educação. MUITA educação, a que muitos meninos de missa não têm.

Ouvem barulho? Música electrónica é que é barulho. Quem percebe de música, mesmo não gostando, sabe bem que os riffs de guitarra e as malhas de bateria (em composição e execução) são do mais difícil e orgásmico que há a nível musical. A música clássica é a unica que consegue ombrear o metal e o jazz também tem uma palavra a dizer.

Vandalizar? A senhora contratada para recolher o lixo no sábado de manhã estava atónita porque não havia lixo no pinhal (onde se acampou) para recolher! Estava tudo em sacos do lixo!!! O pinhal? estava limpo!!!

Mas enfim, estou a generalizar, claro que não são todos assim. Como em todo o lado, há pessoas más e pessoas boas. Mas posso garantir que muito mais e 80% do pessoal que conheci era brutal. É que mandei um bruto de um encontrão num senhor com 2,00m e 150kg (exagero, mas era grande!) cheio de piercings e tatoos e quando lhe pedi desculpa ele só me disse "Na boa mano, curte aí!"

Depois fala-se em droga e álcool. Sim, tem lá e bastante. Mas nos arraiais da terriola também. E não são com certeza os metaleiros....

E fico-me por aqui que nem cria escrever nada disto.

P.S. - Tenho evitado expressões como "foi do car*lho", mas aqui não posso deixar de dizer que fico fudido. É que um voluntário (má pessoa portanto, não gosta de ajudar, um egoísta) vestido como um metaleiro que é, aquando da sua passagem por Aveiro para recolher pessoal que chegava à estação para os encaminhar para o festival, foi espancado por 4 trolhas (AKA pessoas normais, com penteados normais, sem tatoos... Boas pessoas portanto) só porque estava vestido de maneira diferente e era magrinho. Tanto quanto sei um implante dentário é muito caro. O meu paio que não me venha foder a cabeça de novo por causa dos "bandidos drogados". Gente retrógrada e mal formada como esses trolhas que aposto que ouvem música "normal" é que deviam ser postas de lado.